Publicado em

Causas da queda capilar feminina


Sem dúvidas, os cabelos são algo muito especial para as mulheres de diferentes idades, fazem parte da identidade de cada uma e muitas vezes são utilizados como uma forma de expressão visual.

Mas isso não significa que a queda capilar não atinja os seus fios. A alopecia feminina é um problema que pode ter múltiplas causas, que vão desde uma predisposição genética, até problemas relacionados à saúde da mulher.

O que é a alopecia feminina?

A alopecia feminina ou de padrão femino é descrita de diferentes formas, mas o tipo mais comum entre o gênero feminino é a alopecia androgenética. Esse é um distúrbio dermatológico que possui influências genéticas e hormonais. Esse padrão está entre as principais causas de calvície na mulher.

Sintomas

No caso da calvície feminina, a identificação dos sintomas pode ser mais difícil, visto que, além dessa ser uma condição pouco abordada, a queda capilar feminina costuma ser mais lenta e menos visual do que a queda masculina.

A queda capilar diária varia de 100 a 150 fios, com maior intensidade no inverno e no outono. Mas como podemos identificar um nível de queda anormal?

Alguns sinais que podem te ajudar:

  • Mudanças nas características dos fios;
  • Aumento da exposição do couro cabeludo;
  • Diminuição do volume dos cabelos;
  • Presença de entradas ou cabelos mais ralos.

Ressaltamos que a forma mais segura para você descobrir se tem alopecia é através da avaliação de um médico tricologista, especialista nos cuidados capilares. Mas, para te ajudar, listamos as 7 principais causas da queda capilar feminina. Confira!

7 causas da calvície feminina

1ª Hormônios: eventos de alterações hormonais como a menopausa e o pós-parto, provocam o aumento do estrógeno e da progesterona, provocando o ressecamento, a diminuição do volume e a queda capilar.

2ª Estresse: o estresse é um dos grandes causadores da queda capilar, quando em excesso, ele emite um sinal ao organismo para que ele produza mais cortisol, um hormônio que resulta no desprendimento dos fios do couro cabeludo.

3ª Inflamação do couro cabeludo: diversos fatores podem causar a inflamação capilar, até mesmo, o hábito de passar a mão nos fios, à poluição, uso de químicas, caspas e dermatites, reações alérgicas, etc.

4ª Penteados: o uso contínuo de penteados como rabos de cavalo e tranças podem causar a tração dos fios, com o tempo isso causa a inflamação dos folículos capilares, promovendo a queda capilar.

5ª Excesso de química: o uso excessivo de produtos químicos, tinturas, alisamentos, entre outros, contribuem diretamente com a queda capilar.

6ª Anemia: a má alimentação provoca a deficiência de vitaminas. A falta do complexo B e de minerais como o ferro e zinco no sangue abalam toda a estrutura de cabelos, ossos e unhas.

7ª Medicamentos: o efeito colateral de algumas substâncias e medicamentos para o tratamento de tumores podem provocar a queda temporária dos cabelos. Entre eles estão:

  • Anfetaminas;
  • Isotretinoína;
  • Betabloqueadores;
  • Colchicina;
  • Excesso de vitamina A.

Tratamentos mais comuns

O tratamento mais adequado dependerá do diagnóstico médico, por isso, o ideal é que você busque ajuda de um especialista, Caso você não possa iniciar esse acompanhamento imediatamente, recomendamos o uso de cosméticos naturais, que contribuam com o tratamento da queda.

Em nossa página de vendas você pode encontrar linhas de tratamentos que fortalecem os fios desde a raíz, para melhores resultados, faça nosso diagnóstico de tratamento e descubra qual é a melhor opção para você. Aproveite e conheça uma nova maneira de cuidar da saúde capilar, com mais saúde e menos química.