Publicado em

Mitos e Verdades sobre a Calvície que você precisa conhecer!


A queda capilar pode atingir homens e mulheres, de maneira temporária ou permanente.

Suas causas podem ser naturais, o que acontece no processo de envelhecimento ou até mesmo de origem genética, desenvolvidas a partir do nosso DNA.

Além disso, outros fatores podem causar a acentuação da queda comum, que está entre 100 a 150 fios por dia. A exposição aos agentes externos como sol, cloro, poluição e químicas podem causar a condição perfeita para o desenvolvimento e, até mesmo, para o agravamento da alopecia.

Atualmente encontramos inúmeras informações sobre a queda capilar, porém, em muitos casos, a cultura popular tende a se misturar com os conhecimentos científicos. Com isso, os mitos e verdades que podem confundir as pessoas afetadas pela calvície crescem.

Pensando nisso, selecionamos alguns mitos e verdades sobre a calvície que você precisa conhecer. Confira!

6 mitos e verdades sobre a queda capilar

A calvice é genética.

Verdade. Conhecida também como alopecia androgenética, a calvície é uma condição genética que pode atingir tanto homens quanto mulheres, apesar de ser mais frequente em homens, e começa a se desenvolver na adolescência, apesar de se manifestar mesmo após os 40 anos.

É impossível retardar a calvície, pois essa é uma doença genética.

Esse é um mito, há diversos fatores que podem acelerar o processo de perda de cabelo, e outros que podem retardá-lo. Quem leva uma vida saudável e se alimenta bem, cuida da saúde física e emocional tem chances menores de perda capilar.

Dormir com os fios molhados pode causar a queda.

Sim! Esse não é o fator determinante para a calvície. Mas, esse hábito enfraquece os fios e favorece a proliferação de fungos, havendo um risco maior para a queda. Isso também pode acontecer com o uso de bonés.

O Estresse pode causar a queda capilar.

Verdade. Isso não significa que se você é uma pessoa estressada certamente será calva, visto que a calvície é uma doença genética. Porém, as alterações hormonais relacionadas ao estresse podem intensificar a queda capilar mesmo que a pessoa tenha um estilo de vida saudável.

Remédios caseiros evitam a queda.

Esse é um dos maiores mitos já contados. Soluções caseiras como vinagre, bicarbonato e mel podem ajudar na aparência dos fios, no entanto, elas não impedem a progressão da queda.

Esteróides causam a queda capilar.

Outra verdade: alguns esteróides usados no treinamento físico têm altos níveis de dihidrotestosterona, um hormônio presente na testosterona responsável pela alopecia androgenética.

Agora que você já conheceu alguns mitos e verdade sobre a queda capilar, queremos compartilhar quais são os tipos funcionais da queda capilar. Confira!

Os 5 tipos funcionais da queda capilar

Atualmente existem estudos que apontam uma classificação funcional relacionada aos mecanismos de queda. São 5 tipos funcionais:

Tipo 1 – Liberação anágena imediata

Nesta fase, os fios começam a cair de forma prematura. Normalmente ocorrem após fatores desencadeantes, como cirurgias, febre alta e doenças sistêmicas, como lúpus eritematoso sistêmico, doenças da tireóide e com o uso de alguns medicamentos, como os anticoncepcionais.

Tipo 2 – Liberação anágena tardia

Acontece com o prolongamento da fase de crescimento. Após essa fase os fios começam a cair, comum no pós-parto e na interrupção do uso de anticoncepcional oral.

Tipo 3 – Ciclo anágeno curto

Se inicia quando há o encurtamento da fase de crescimento, com o aumento da queda e diminuição do comprimento dos fios.

Tipo 4 – Liberação telógena imediata

Casos em que a queda acontece de forma imediata para a substituição dos fios.

Tipo 5 – Liberação telógena tardia

Neste caso, ocorre o prolongamento da fase de queda mesmo com o surgimento de novos fios.

Como tratar a queda capilar?

No tratamento da queda capilar, não existe um medicamento milagroso que vai acabar com a queda da noite para o dia. Porém, com a ajuda de um médico tricologista e os cuidados certos, os resultados podem ser interessantes.

Entre as inúmeras opções está o uso de cosméticos que, com o auxílio de estudos científicos, foram aperfeiçoados ao longo dos anos.

Visando o cuidado natural, nossa marca oferece diversas opções que contribuem com o tratamento da queda e do afinamento capilar. Entre nossos queridinhos está o Tônico Antiqueda e Antiafinamento da Linha Renascence.

Com fórmula natural, livre de sulfatos, parabenos e metais pesados, o Tônico proporciona um crescimento fortificado, com fios encorpados e brilhantes, promovendo o aumento do número de fios que estão na fase de crescimento. Sua fórmula também fortalece a fibra enquanto refresca e estimula o metabolismo do couro cabeludo.

O Tônico conta com ativos como Capixyl, Caffeine e Defense Scalp, que reduzem a queda e aumentam a resistência da fibra capilar contra a quebra. Além de proporcionar força, densidade e beleza aos fios, que voltam a crescer, aumentando o número de fios que estão na fase de crescimento.

Acesse nossa página de vendas e confira nossas linhas completas de tratamento, ideais para você que busca promover mais saúde e menos química aos seus cabelos!