Publicado em

5 doenças que causam a queda capilar


Na maioria dos casos a queda capilar acontece devido a fatores genéticos, mas existem algumas doenças que podem causar a perda repentina ou excessiva dos fios.

Por ser algo inesperado, esse processo acompanha uma série de dúvidas, pensando nisso listamos 10 das principais doenças que podem causar a queda capilar. Confira!

Doenças que causam a queda capilar

1ª TEA – Transtorno de Estresse Agudo.

Patologia caracterizada pelo surgimento de um distúrbio psicológico temporário, onde o indivíduo passa por uma experiência traumática, como a morte súbita de um ente querido ou um acidente grave em que sua vida foi posta em risco.

Com os mecanismos de defesa enfraquecidos, algumas pessoas podem desenvolver a tricotilomania, desejo compulsivo de arrancar os próprios cabelos.

Sintomas:

Dificuldade ou ausência em respostas emocionais;
Sensação de desrealização ou despersonalização;
Amnésia total ou parcial.

2ª Problemas na Tireoide.

É responsável por regular os níveis hormonais em todo corpo. Existem dois problemas que podem afetar a tireoide e contribuir com a perda de cabelo: o hipertireoidismo, que realiza a produção anormal de hormônios, e o hipotireoidismo, que faz a glândula produzir menos hormônios do que o necessário. Essa disfunção pode afetar homens e mulheres, porém é mais comum no sexo feminino.

Sintomas:

Ganho de peso ou emagrecimento repentino;
Lentificação dos movimentos;
Queda capilar.

3ª Lúpus.

Uma doença autoimune, onde o sistema imunológico produz por engano anticorpos que atacam as células estranhas nativas e destrutivas saudáveis do nosso corpo, incluindo os folículos capilares, contribuindo para a queda.

A causa dessa doença ainda é desconhecida e, apesar de não ter cura, os tratamentos oferecem resultados satisfatórios.

Sintomas:

Perda de cabelo;
Erupção cutânea;
Problemas pulmonares.

4ª Doença de Crohn

Essa condição causa a inflamação dos intestinos, impedindo que o sistema gastrointestinal seja capaz de digerir adequadamente os alimentos, absorvendo seus nutrientes e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Com isso, os folículos capilares são severamente privados de vitaminas e nutrientes, influenciando na regeneração saudável dos cabelos e antecipando a fase de repouso dos fios.

Sintomas:

Dor na região do estômago;
Cólicas abdominais frequentes;
Perda de peso sem razão aparente.

5ª Anemia

Essa doença é causada pela deficiência de ferro no organismo, acontece quando o corpo não produz o ferro suficiente e seu sistema para de produzir hemoglobina. A anemia pode causar a queda capilar, porém não necessariamente ela será tão grave e pode ser facilmente tratada.

Sintomas:

Cansaço frequente;
Palidez da pele, gengivas e parte interna do olho;
Falta de disposição.

Apesar dessas doenças estarem associadas a queda e possuírem suas particularidades, existem alguns cuidados que podem contribuir com a prevenção da queda. Entre eles, estão os cuidados na hora da lavagem. Confira algumas dicas que podem ajudar:

5 cuidados essenciais na hora de lavar os cabelos

Sabemos que os cuidados capilares são hábitos diários, mas algumas pessoas ainda cultivam hábitos que podem prejudicar a saúde dos fios. Pensando nisso, separamos algumas dicas de cuidado que contribuem com o fortalecimento capilar. Confira!

Lave os cabelos com água fria ou morna: as altas temperaturas dos chuveiros tendem a ressecar os fios, pois retiram a umidade natural presente nas fibras capilares. Então o ideal é que você enxágue os fios com água morna. Após retirar o shampoo e o condicionador, solte uma ducha fria nos fios, isso ajudará a selar as cutículas.

Massageie o couro cabeludo: o ato de massagear o couro cabeludo ajuda a estimular a circulação sanguínea da região e, consequentemente, favorecerá o crescimento de fios mais fortes e saudáveis. Uma boa opção para essa massagem é o uso de óleos naturais, para obter melhores resultados, intercale os dias de aplicação, deixe o produto agir pela noite e lave os fios de manhã.

Nunca esfregue o couro cabeludo: nunca esfregue com as pontas dos dedos ou as unhas seu couro cabeludo, essa ação pode causar a irritação da região, resultando na descamação e até no surgimento de caspas. Ao aplicar o shampoo massageie delicadamente, isso evitará que os fios fiquem com excesso de frizz ou poros.

Aplique o protetor térmico: antes de utilizar qualquer fonte de calor, aplique um protetor térmico nos fios, o uso evita ressecamento, porosidade e ainda protege a fibra capilar.

Use produtos específicos: assim como existem produtos específicos para os cabelos lisos, ondulados, crespos, etc, existem cosméticos desenvolvidos especialmente para a queda e afinamento capilar.

Em nosso site você encontra os melhores tratamentos para esse cuidado, nossos produtos possuem fórmulas naturais, são livres de sulfatos, parabenos e metais pesados. Clique aqui e conheça um novo jeito de cuidar dos cabelos!